Instituto Pensar - Alunos são suspensos após saudação nazista em escola de Criciúma

Alunos são suspensos após saudação nazista em escola de Criciúma

por: Revista_Fórum e Da Redação 


Foto: Divulgação

Por Plinio Teodoro

Pelo menos seis alunos do 9º grau do Colégio da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc), uma escola particular localizada na cidade de Criciúma, foram suspenso das aulas após divulgação de um vídeo em que eles fazem uma saudação nazista a uma pessoa que entra na sala de aula.

As imagens foram registradas há três meses e divulgadas em conta sem identificação no Twitter nesta semana.

Em nota nas redes sociais (leia a íntegra abaixo), a escola diz que tomou medidas como "a suspensão de alunos, advertências e a realização de uma reflexão sobre o nazismo e o quanto esse regime foi pavoroso para a história humana?.

Leia tambémEm carta, judeus comparam governo Bolsonaro a nazismo e fascismo

O caso ocorreu na mesma cidade onde um professor de artes do nono ano da Escola Municipal Pascoal Meller, que fica no Bairro Santa Augusta foi demitido após exibir o vídeo da música "Etérea? do cantor Criolo.

A demissão se deu após pais dos alunos reclamarem conteúdo do vídeo do rapper, que a fixidez das identidades sexuais, apresentando outras performances possíveis da sexualidade além da heterossexual.

Ao anunciar a demissão do professor nas redes sociais, o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) disse que a administração não concordava com o conteúdo "erotizado? e a "viadagem na sala de aula?.

Veja íntegra da nota divulgada pelo Satc

"A Direção da Satc vem publicamente registrar seu repúdio a qualquer ato de apologia ao nazismo. Esclarecemos, ainda, que a situação que envolveu um grupo de alunos de uma turma do nono ano, aconteceu em determinado momento em que os adolescentes fizeram referência a uma simbologia de saudação nazista.

Apologia ao nazismo é crime! Repudiamos e não compactuamos de nenhuma forma com tais atitudes. Deste modo, as providências cabíveis foram tomadas, com a suspensão de alunos, advertências e a realização de uma reflexão sobre o nazismo e o quanto esse regime foi pavoroso para a história humana.

Finalizamos lembrando que somos uma instituição de ensino que tem como missão, transformar a vida das pessoas por meio da educação e seguiremos firmes neste propósito.

Atenciosamente,

Direção Satc.?

Alunos de escola do Recife fazem saudação nazista

Em maio de 2020, aconteceu um caso similar em uma escola privada pernambucana. Um grupo de 11 alunos com idades entre 16 e 17 anos, do colégio particular Santa Maria, um dos mais tradicionais do Recife, fez saudações nazistas em sala de aula durante campanha de um deles para ser o orador da turma. A imagem, feita na tarde desta quarta-feira (5), foi postada pelos próprios estudantes em uma rede social e apagada algumas horas depois. A conta @militancia.2020 também foi removida.

Na fotografia, um estudante de casaco preto aparece no lugar do professor. Os outros alunos, virados para ele, repetem a saudação nazista. O texto do post, ao apresentar o candidato a orador, faz citações diretas ao nazismo.

"Ele promete ser o novo Fürher da série nessa caminhada para a construção de um novo e inovador Reich?, destaca. Em seguida, o post ressalta que o candidato tem todos os requisitos para o ser o melhor orador da história do colégio, que tem 63 anos de funcionamento.

"Amigo do povo e com boa oratória, promete proporcionar aos formandos uma noite inesquecível?, afirma o texto, seguido pelas hashtags em que o nome do aluno está acompanhado da palavra "ariano?.

Leia tambémSecretário que defendeu liberdade para uso de suástica é demitido

Ouvida pela reportagem, a diretora-presidente da escola, Rosa Amélia Muniz, disse que, assim que tomou conhecimento do caso, todos os pais e alunos envolvidos no episódio foram ouvidos pela coordenação da instituição de ensino.

Os estudantes foram suspensos até a próxima terça-feira (17). A diretora comunicou que, na volta à escola, eles vão apresentar um trabalho para os demais alunos sobre o tema.

"Eles precisam aprender a diferença entre brincadeira e coisa séria. Não se brinca com isso. Aqui, ajudamos a formar caráter. A escola não compactua com isso e, imediatamente, tomamos todas as providências?, disse.

A diretora comunicou que os pais ficaram surpresos com as atitudes dos filhos. "Alguns garotos choraram. Todos pediram desculpas e se mostraram arrependidos. Nossa filosofia é formar jovens que respeitem o próximo.? Rosa Amélia informou que a imagem foi feita antes de o professor entrar na sala de aula.

O colégio também publicou uma nota oficial sobre o assunto. "O Santa Maria não apoia nenhum comportamento que vá de encontro aos valores cristãos, éticos, cidadãos, à preservação da vida, ao respeito a todos as raças, povos e crenças?, destaca o comunicado.

No fim, a escola pede desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas.

Com informações do Diário do Nordeste



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: